×
×
Voltar

Ateste a qualidade dos seus EPCs

Destacamos os Pontos Mais Importantes Que Conferem Qualidade aos EPC(Equipamentos de Proteção Coletiva) da Sua Obra ou Construção

O canteiro de obras é um local de trabalho e atividade que oferece alto risco à segurança e saúde do trabalhador.

Isso porque o setor da Construção tem por natureza a característica de ser uma atividade perigosa. E é por isso que é imprescindível investir ainda em ações de prevenção, que realmente sejam efetivas e garantam que os trabalhadores e operários desse ramo exerçam suas funções e atividades com a máxima segurança possível.

Um dado extremamente importante é o de que a construção civil é o segmento que mais registra acidentes de trabalho, segundo a Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho). Dados do AEAT (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho) mostram que só em 2017 ocorreram mais de 30 mil acidentes de trabalho na área.

Por isso, quando pensamos em um canteiro de obras, todo cuidado ainda é pouco para evitar acidentes de trabalho.

Então, para evitar ocorrências nas obras e campos de construção, é primordial o uso de EPC(Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPI(Equipamentos de Proteção Individual) que atestem a proteção das pessoas e trabalhadores que ali transitam diariamente.

E mais do que usar os equipamentos de proteção individual ou coletivo, é fundamental que os itens sejam de qualidade para que, de fato, cumpram sua função de proteger a vida e manter a saúde física das pessoas que trabalham em um canteiro de obras.

O Significado de EPC(Equipamentos de Proteção Coletiva)

O EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) abrange a segurança de todos os trabalhadores e pessoas que circulam pelo canteiro de obra. Afinal, é um ambiente que expõe os trabalhadores e pessoas que passam pelo local a uma série de perigos, devido à própria essência da atividade empresarial.

Por isso existem os equipamentos que protegem o trabalhador e garantem sua saúde física nesses locais. Os EPCs são estes equipamentos que atuam em tais espaços de forma coletiva.

Claro que há uma extensa quantidade de EPCs que podem ser utilizados para promover a proteção coletiva na construção civil, como placas de sinalização em máquinas e locais perigosos, cones, faixas de segurança e tantos outros que restringem o acesso ou mesmo isolam locais temporariamente.

Além disso, os EPCs são mencionados em diversas NRs(Normas Regulamentadoras) do Ministério do Trabalho que estabelecem medidas para a adoção dos equipamentos, conforme a atividade desenvolvida. No caso da construção civil é a NR-18, que descreve todos os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes de trabalho em um canteiro de obras.

As Recomendações Técnicas de Procedimento (RTP) detalham quais são as ações que devem ser praticadas em diversos casos. Para saber mais sobre a NR-18, leia este artigo: “Fique por dentro das alterações da NR-18”.

Assim, devido à importância dos EPCs que devem ser utilizados na construção civil, listamos abaixo as 04 principais dicas de como atestar e conferir a qualidade dos EPCs para sua obra:

1) Tenha Uma Empresa Fornecedora

Quando falamos em equipamento de proteção, seja ele individual ou coletivo, é preciso pensar que serão utilizados para garantir a segurança e a integridade física de alguém ou de um grupo de pessoas.

Portanto, quanto mais o item seja de qualidade e garanta a proteção, menores são as chances de você ter algum problema futuro.

Dessa forma, pense que ter uma empresa fornecedora de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), no lugar de adquirir tudo por conta própria, vai poupar o seu tempo, uma vez que ela já conta com todo o conhecimento e expertise para auxiliar na segurança de obras, oferecendo, inclusive, os equipamentos necessários.

2) Procure Fornecedores Renomados

De nada adianta você ter uma empresa que forneça equipamentos de proteção para sua obra, mas que não seja referenciada e conhecida no mercado. Na hora de adquirir o EPC, busque por empresas que sejam renomadas e tenham serviços e produtos de qualidade atestados no mercado.

Dessa forma o risco de utilizar equipamentos que não vão oferecer segurança e que tenham qualidade duvidosa é bem menor.

Além disso, verifique se a empresa oferece responsabilidade e respaldos técnicos, inclusive com um responsável técnico interno da sua obra. É importante checar todos esses detalhes. As empresas de grande porte, que trabalham em obras grandes ou com construtoras, são as mais indicadas, pois cumprem as solicitações das normas técnicas e têm experiência em diferentes construções, demandas e necessidades.

3) Compare a Duração Esperada do EPC Com a Duração Real

O tempo de vida útil de um EPC é importante e precisa ser acompanhado de perto, principalmente verificando se de fato ele dura e tem de vida útil o período que é esperado. Se a empresa fabricante oferecer garantia e o equipamento não durar o tempo indicado, você pode acionar esse recurso.

Outro ponto a se considerar é investigar se o trabalho em questão realmente exige mais do que o normal ou se há outro problema.

4) Ofereça Treinamento e Oriente Sobre as Melhores Práticas

Não basta apenas investir em EPCs para garantir a segurança em um canteiro de obras. É preciso também dar treinamentos às equipes e orientá-las constantemente sobre as melhores práticas de segurança nos locais de trabalho.

Desenvolver a cultura e conscientização dos colaboradores sobre a importância da proteção da saúde na realização de suas atividades também colabora para a diminuição de registros e acidentes nas obras e assim aumenta também a eficiência e produtividade dos trabalhadores do setor.

Conheça o amplo portfólio de EPC(Equipamentos de Proteção Coletiva) Multfluxo, a maior fornecedora de equipamentos e dispositivos para proteção coletiva em obras e construções do país!

« »
Voltar
Sua lista está vazia
Seu orçamento foi enviado com sucesso. Em breve um de nossos consultores entrará em contato.